Tratamento de Mancha

Existem diversos tipos de manchas:

  • Melanoses ou manchas senis: são escuras, arredondadas e surgem com o passar dos anos no corpo devido a exposição prolongada ao sol. Essas manchas nos mostram o histórico de exposição solar ao longo da vida;
  • Efélides ou sardas: manifestam-se na face de crianças ou jovens de pele, geralmente, muito clara, após exposição em excesso ao sol;
  • Melasmas: normalmente surgem após a gravidez, uso de pílula anticoncepcional ou exposição ao sol, e acontece com maior probabilidade na região das maçãs do rosto, buço e testa. Pode aparecer em outros locais, como colo e braços, mas em casos mais raros. Em geral, surge pela combinação da gestação ou uso de pílula com a exposição solar;
  • Manchas de pós-acne: aparecem depois do processo inflamatório da acne. No início, são manchas avermelhadas que podem se tornar amarronzadas;
  • Ceratose seborreica: são lesões ásperas, escuras ou esbranquiçadas. Podem ocorrer na face, couro cabeludo, membros e tórax. Muitos pacientes confundem o problema com verrugas, porém esse quadro é benigno e só traz incômodo estético.
 Tratamentos

  • Peeling com ácidos: são aplicados ácidos na pele durante alguns segundos que depois são removidos com água e o resultado é a descamação da camada mais externa da pele. Com isso, o corpo é forçado a produzir uma nova camada de pele, eliminando as manchas e cicatrizes. No entanto não pode ser feito durante a acne ativa.
  • Tratamento com laser ou luz pulsada: atuam sobre os melanócitos, uniformizando o tom da pele.
  • Microdermoabrasão: consiste em fazer uma esfoliação com aparelhos que ‘lixam’ a pele removendo a camada mais externa, e são muito úteis para tirar pequenas manchinhas na pele, muito superficiais.
  • Microagulhamento com dermaroller: é um tratamento feito com um rolo cheio de agulhas que furam a pele, com a profundidade de 0,3 até 1 milímetro, o que estimula o colágeno e a formação de uma nova camada de pele, sendo uma boa opção para manchas mais profundas, é também excelente para renovar a pele e remover as cicatrizes da acne.
 Cuidados 

  • Não espremer cravos e espinhas;
  • Não se expôr ao sol depois de utilizar limão;
  • Sempre limpar, tonificar e hidratar a pele diariamente, utilizando produtos específicos para o seu tipo de pele;
  • Utilizar diariamente um protetor solar.

 Dúvidas frequentes

Laser tira as manchas da pele mais rapidamente?

Os procedimentos a laser costumam ser mais rápidos, já que funcionam com uma emissão de luz, que interage na pele e estimula a produção de colágeno, substância responsável pela sustentação, cicatrização e firmeza da pele.

Durante o processo, um gel condutor de energia é aplicado para facilitar a penetração do tratamento na pele.

Creme para rugas com Niacinamida clareiam manchas de sol e acne?

Muitos cremes têm o poder de clarear manchas escuras na pele, mais precisamente as de sol e de espinhas – pois para as de melasma, é necessária uma combinação de ativos rejuvenescedores. Uma dos componentes que ajuda a clarear e minimizar as manchas solares é a Niacinamida, derivado da vitamina B3.

A Niacinamida já é naturalmente produzida em nosso organismo, e sendo reposta com creme para rugas, ela clareia as manchas através da regulação da transferência de melanina na epiderme.

Peeling ajuda a clarear manchas de acne?

O peeling é o procedimento mais conhecido para atenuar manchinhas de acne e outras manchas leves de sol. Feito por dermatologistas no próprio consultório, o peeling pode ser químico e conter substâncias como ácido salicílico, ácido glicólico e ácido tricloroacético, ou físico, com superfícies abrasivas e a laser, que melhoram as cicatrizes de acne.

São necessárias algumas sessões para que essas substâncias estimulem a produção do colágeno e da elastina.

Creme com ácido retinóico clareia manchas mais escuras?

Cremes hidratantes com retinol também ajudam no clareamento de manchas mais escuras.

Ele é um derivado da Vitamina A e consegue inibir a quebra do colágeno, fazendo com que sua produção aumente e, assim, consiga minimizar as imperfeições da pele.

A vantagem é que o ácido retinóico também minimiza os poros dilatados, as rugas e outros sinais de envelhecimento precoce.