Remoção de Verruga

Verrugas são lesões de pele causados por vírus HPV (abreviatura de “human papilomavirus”). Elas podem surgir em pacientes de todas as idades e em qualquer parte do corpo, como mãos, pé, virilha ou rosto.

A verrugas podem se apresentar como:

  • Papulosas: Comumente em pessoas de pele negra, sendo pequenas e em grande quantidade;
  • Planas: Ficam rentes a pele ou com pouca elevação, nas cores acastanhadas ou amareladas. Surgem em grande quantidade;
  • Verrucosas: Comuns em áreas genitais, causadas por vírus;
  • Vegetantes: Apresentam aspecto semelhante a uma couve-flor, são ásperas e dar cor da pele.
 Tratamentos

  • Crioterapia, que faz o congelamento da verruga usando nitrogênio líquido;
  • Cauterização com ácido nítrico;
  • Uso laser ou medicações de uso local, à base de ácidos salicílico, láctico e retinóico;
  • Verrugas genitais podem ser tratadas com substâncias químicas aplicadas localmente ou com creme.
 Cuidados Pós-Cirúrgico

O processo de cicatrização depende de como foi feita a cauterização (com ácido, com nitrogênio líquido ou com eletrocautério). Geralmente leva de 7 a 10 dias para cicatrizar. Dependendo da lesão, pode-se usar cremes a base de antibióticos ou somente a limpeza com água e sabonete neutro já é suficiente.

 Dúvidas frequentes

Quando devo procurar o médico para checar a possibilidade de remover verrugas?

Embora não se trate de uma urgência médica, é bom não demorar para fazer isso, já que as verrugas podem se espalhar pelo corpo, o que dificulta a cura.

Também é interessante ser rápido para evitar infectar outras pessoas e poder retomar suas atividades, quem tem verrugas não deve frequentar piscinas de clubes e academias, por exemplo.

A questão estética também pesa bastante na rapidez para procurar um médico.

Quais são os métodos disponíveis para remover verrugas?

Pode ser feita uma curetagem (raspagem) combinada com eletrocauterização ou apenas a eletrocauterização. Também são utilizados lasers, como o ablativo, e o nitrogênio líquido ou a neve carbônica, que causam uma queimadura pelo frio e eliminam a verruga pelo congelamento.

Há, ainda, a possibilidade de usar técnicas com ácidos após a raspagem do local ou, em casos específicos, medicamentos para a remoção das verrugas em casa.

Verrugas são contagiosas?

São altamente contagiosas e, para evitar que se espalhem, deve-se tratá-las imediatamente e evitar o contato direto da pele com outra verruga. Frequentemente, as verrugas são reincidentes.

Quem é mais propenso e como se infectam?

Crianças e jovens são mais propensos as verrugas porque seus corpos ainda não desenvolveram imunidade suficiente para se defender do vírus.

Além disso, pessoas que sofrem de doenças como a AIDS ou outras que enfraquecem o sistema imunológico poderiam ser mais facilmente infectadas.