Melasma é uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, mais comumente na face, mas também pode ser de ocorrência extrafacial, com acometimento dos braços, pescoço e colo. Afeta mais frequentemente as mulheres, podendo ser vista também em homens.
As manchas escuras de melasma aparecem mais frequentemente nas bochechas, na testa, no nariz e no queixo caseiros.
- O pilar principal é o uso do protetor solar;
- Cremes clareadores;
- Peelings;
- Microagulhamento;
- Lasers com indicação específica para não fazer o rebote do melasma.
- Uso de filtro solar com alto fator FPS;
- Utilizar roupas, chapéus, bonés, óculos escuros, sombrinhas e guarda-sóis.
Melasma tem cura?
Embora o melasma ainda não tenha uma cura exata, existem muitos tratamentos que ajudam a clarear as manchas escuras, como é caso de alguns dermocosméticos e procedimentos com ácido retinóico, PhE-Resorcinol, Niacinamida ou ácido tranexâmico.
Depilação pode causar manchas escuras no rosto, virilhas e axilas?
Quando o processo de depilação não é feito corretamente, pode causar irritação na pele e gerar uma espécie de estímulo aos melanócitos, aumentando a produção de melanina na região. No entanto, esse fenômeno é chamado de hiperpigmentação pós-inflamatória, um tipo de mancha diferente do melasma.
Grávidas têm mais propensão ao aparecimento do melasma?
Isso acontece por conta das alterações hormonais da época. O estrogênio e a progesterona, recebem ajuda do melanotrófico, que ativa a produção de melanina, causando as manchas escurecidas de melasma no corpo.
Valor da consulta
Informe-se sobre o valor da consulta
Agendar consulta
Agendar consulta por formulário, telefone ou whatsapp